Skip to content Skip to footer
quem somos e por que

nos colocamos à disposição da comunidade acadêmica

Colocar o nome à disposição em uma consulta pública para a Reitoria da Ufersa na gestão 2020-2024 não é uma tarefa fácil. Nos últimos meses, vimos a universidade se agitar com alinhamentos externos que deixaram de priorizar o que é mais fundamental: elevar as propostas sobre a Ufersa que queremos.

Após uma ampla coalização, os professores Jean Berg Alves da Silva e Subênia Karine de Medeiros assumiram esse desafio e colocaram seus nomes à disposição da comunidade acadêmica. Conheça nossos candidatos a seguir.

Jean Berg Alves da Silva

candidato a reitor

 

Casado com Luzia Lidiane de Oliveira Moura, pai de Jean Berg Alves da Silva Filho (16 anos) e João Pedro de Oliveira Alves da Silva (11 anos), Jean Berg Alves da Silva nasceu no município de Patu-RN, mas cresceu no bairro Belo Horizonte na cidade de Mossoró. Filho da professora Francisca Alves da Silva e do pequeno comerciante autônomo Sizenaldo da Silva, Jean Berg estudou em escola pública durante seu ensino fundamental até ter conquistado uma bolsa de estudos para ingressar no ensino particular.

Seu próximo passo foi conhecer a Ufersa ao entrar na terceira turma de medicina veterinária e auxiliar no processo de formação do curso. Retornou à instituição como docente após realização de mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Sua principal bandeira é a defesa da importância da universidade como um meio de inclusão social e de desenvolvimento econômico para o semiárido brasileiro.

Subênia Karine De Medeiros

candidata a vice-reitora

 

Subênia Karine de Medeiros é natural de Mossoró e estudou através do ensino público até ter ingressado no Colégio Passos Livres, a partir do 5° ano do ensino fundamental. Após a separação dos seus pais, aos 3 anos, foi criada somente pela mãe, Maria Suzete da Silva, que era costureira e comerciante em um bairro da periferia da cidade. Logo cedo, com apenas 12 anos, percebeu que precisava ajudar sua mãe nas despesas da casa e passou a vender bijuterias na porta de uma indústria de castanhas. A parceria entre mãe e filha fez evoluir a atuação com vendas, ao ponto de Subênia passar toda a sua adolescência conciliando estudos e comércio. Aos 19 anos, entrou para o curso de Licenciatura em Física na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Após um tempo batalhando para conciliar estudos e comércio, Subênia se formou em Física e ao concluir seu mestrado e doutorado na área, optou por seguir a carreira acadêmica, atuando na Uece, Uern e, posteriormente, na Ufersa como professora efetiva. Desde então, vem atuando no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de iniciação científica, investindo na ciência produzida por mulheres.

Reitoria UFERSA Jean & Subênia © 2020. Todos os direitos reservados.

site desenhado por tuzko